Script Defenders
Você Não Tem Uma Conta ?

Então Clique Em Registrar-Se E Faça Uma Agora Mesmo !

Vagas Abertas !

Participe do fórum, é rápido e fácil

Script Defenders
Você Não Tem Uma Conta ?

Então Clique Em Registrar-Se E Faça Uma Agora Mesmo !

Vagas Abertas !
Script Defenders
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Pen-test)Testes de penetração

2 participantes

Ir para baixo

(Pen-test)Testes de penetração Empty (Pen-test)Testes de penetração

Mensagem  Akilles_Br Qua Abr 18, 2012 11:51 pm

O que pretendo discutir com os nossos colegas é quais são as ferramentas e métodos que utilizam para enumeração ,scanning e testes de vulnerabilidades em redes, .Tem muitos que acha que administrar uma rede é apenas fazer o pc ficar conectado na rede e cuidar para que ele fica funcionando, se seria isso era moleza
mais um administrador de rede tem que proteger a sua rede para impedir invasão e viros, tem empresa que contrata um adminstrador só para aquela função e se der alguma coisa errado tá ferrado, ela pode perde muito dinheiro e a culpa é do admistrador.

1.Penetration testing


Penetration-test é o método usado para testar e descobrir vulnerabilidades numa rede e a possibilidade de ver como estas podem ser exploradas ou corrigidas.
Para ser feito um teste de penetração são contratados profissionais (ou pessoas internas à rede) para explorar a rede, da mesma forma que um cracker faria e em seguida são entregues os resultados indicando todas as falhas encontradas e como corrigi-las.

Para se fazer um teste de penetração é necessário passar diversas fases, para as quais são utilizadas diversas ferramentas. As fases serão indicadas nos pontos seguintes.

1.1-Reconhecimento da rede


A enumeração consiste no reconhecimento da rede e dos sistemas atingíveis. Os resultados esperados são: nomes de domínios, nomes de servidores, informação do ISP, endereços IP envolvidos e também um mapa da rede. Inclui ainda informação de registos de domínios para os servidores.
Para fazer o reconhecimento da rede, podem ser utilizadas diversas ferramentas e técnicas, conforme o objectivo do ataque. Indico abaixo algumas ferramentas, que poderão ser usadas no reconhecimento.

•Nslookup – funciona em Windows e Linux. Serve para mapear endereços IP para um determinado domínio.

•Whois –Nos dá toda a informação sobre um domínio registado (entidade que registou, endereço físico, contactos, domain servers, etc)

•ARIN

•Dig – serve para perguntar a um servidor DNS informação acerca de outras coisas, por exemplo, a versão do name server que a empresa está a utilizar...

•Engenharia social

•Web site alvo

1.2-Scanning


Nesta fase de um teste de penetração é a identificação de portas abertas e serviços a correr, na máquina(s) ou rede alvo, chegando assim a enumeração de vulnerabilidades no alvo.

Também nesta fase do teste podemos incluir diversas ferramentas e tecnicas, conforme o objectivo do teste e a configuração da máquina/rede alvo. Ferramentas deste tipo foram analisadas no ponto 3 deste mesmo relatório.
As ferramentas mais utilizadas para fazer scanning, são:

•telnet –Serve para mostrar informação sobre uma aplicação ou serviço (versão, plataforma.

•nmap – port scanner

•hping2 – port scanner

•netcat – port scanner

•ping – testa conectividade IP

•traceroute –Ele conta os “hops” da rede, desde a máquina em que é executado até à máquina/sistema alvo.

•queso – OS fingerprinting.

1.3-Teste de vulnerabilidade


Os testes de vulnerabilidades consistem na determinação de que buracos de segurança e vulnerabilidades podem ser aplicadas à rede/máquina alvo. Quem efectuar o teste vai tentar identificar nas máquinas na rede alvo todas as portas abertas, sistemas operativos e aplicações a serem executadas; incluindo o sistema operativo, patches aplicados e service packs aplicados.

Nas etapas anteriores, são identificadas as máquinas que estão ligadas e que portas e serviços têm disponíveis.

Existe, na geral quatro categorias de vulnerabilidades que podem ser encontradas:

•Os bugs específicos do sistema operativo, exploits, vulnerabilidades e buracos de segurança

•As fraquezas no firewall e routers, entre diversas marcas

•A exploração de scripts de web server

•As partilhas e confianças exploráveis entre sistemas e ficheiros.

O scan de vulnerabilidades pode ser feito de várias formas, que indicarei nos pontos seguintes.

1.3.1-Ferramentas e Manuais


As análises das vulnerabilidades de um computador pode ser feita manualmente, com base na informação recolhida nos pontos anteriores. Ou seja, são percorridas as listas de vulnerabilidades existentes, em busca de alguma que possa existir para cada uma das aplicações instaladas na máquina.

1.3.2-Nessus


O Nessus é a melhor ferramenta de inventariação de vulnerabilidades com código fonte disponível.

Instalação

Esta ferramenta é constituida por duas partes: o cliente e o servidor, que podem ou não, ser instaladas em máquinas diferentes.
A instalação é bastante simples:

•executa-se a script de instalação
•adiciona-se um utilizador

Utilização

O Nessus tem de ter o servidor instalado numa máquina *IX, mas o cliente pode ser executado em Windows ou em *IX.
O cliente desta ferramenta, pode correr em modo gráfico ou em modo de comando. O modo de comando tem a vantagem de poder ser incluido em scripts, o modo gráfico tem a vantagem de ser facilmente seleccionável quais os testes de vulnerabilidade que são executados.

1.3.3-SARA-Security Auditor's research assistant


O SARA é um scanner de rede, que procura serviços e os analisa.
Esta ferramenta produz relatórios em diversos formatos: html, XML, interactivos e CSV, importável para folhas de cálculo.

Instalação

A instalação do SARA é muito simples: basta descomprimir o tgz, e executar ./configure, make, make install.

Relativamente à configuração, podem fazer-se algumas configurações específicas, mas deixando tudo o que vem por default, obtêm-se resultados interessantes.

Utilização

O SARA pode ser executado em três modos: interactivo (interface web), linha de comando, ou modo remoto.. No caso presente, optei pelo modo interactivo.

O modo remoto pode ser útil, no caso de se desejar ter o servidor de SARA numa determinada máquina e um cliente gráfico, na própria máquina.
Este modo tem algumas limitações: só é permitido um utilizador de cada vez, um teste não pode ser interrompido, o servidor não foi feito para ficar permanentemente à espera de pedidos, é preciso ter preocupações com a segurança.
Pode ser definido o tipo de “ataque” que é feito à máquina/rede em causa. Pode variar entre cinco níveis de severidade.

Comecei por fazer um scan de nível máximo, à página da FEUP e em seguida fiz um scan do mesmo nível ao portugalmail.pt.
No segundo caso obtive um resultado falso, dado que a vulnerabilidade indicada não está presente na máquina em questão. Ou seja, esta vulnerabilidade existe, de facto na versão indicada do software, mas neste caso concreto, já foi patched.


1.3.4-Comparação entre detectores de vulnerabilidades


A detecção manual de vulnerabilidades é, com certeza a que permite mais pormenor, mas é muito difícil de ser implementada com perfeição.
Relativamente às duas ferramentas utilizadas, o SARA é, sem dúvida, mais rápida, mas é também a menos eficiente. Além de apresentar resultados muito menos detalhados e não apresentar formas de resolução das vulnerabilidades (como o Nessus), apresenta falsos positivos.

Relativamente à forma de apresentação de resultados, o SARA é muito inferior. O servidor tem ainda problemas de funcionamento, no sentido que entre dois testes, se não for re-arrancado, não funciona corretamente.
Tem no entanto, uma funcionalidade interessante, que é ir guardando e apresentando em paralelo os resultados de testes anteriores. Esta característica pode ser interessante, do ponto de vista de armazenamento de informação sobre todo o parque de servidores de uma empresa, por exemplo.


Grato:MarcosR
Akilles_Br
Akilles_Br
Membro
Membro

Mensagens : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(Pen-test)Testes de penetração Empty Re: (Pen-test)Testes de penetração

Mensagem  Nickguitar Qui Abr 19, 2012 8:34 am

Tópico no lugar errado.
Movido Para "PenTesting"
Nickguitar
Nickguitar
Admin
Admin

Mensagens : 43
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/03/2012
Localização : C:\\Windows\System32

https://scriptdefenders.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos