Script Defenders
Você Não Tem Uma Conta ?

Então Clique Em Registrar-Se E Faça Uma Agora Mesmo !

Vagas Abertas !

Participe do fórum, é rápido e fácil

Script Defenders
Você Não Tem Uma Conta ?

Então Clique Em Registrar-Se E Faça Uma Agora Mesmo !

Vagas Abertas !
Script Defenders
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é Engenharia Social?

3 participantes

Ir para baixo

O que é Engenharia Social? Empty O que é Engenharia Social?

Mensagem  Nickguitar Dom Mar 04, 2012 11:47 am

A engenharia social é um dos meios mais utilizados de obtenção de informações sigilosas e importantes. Isso porque explora com muita sofisticação as "falhas de segurança dos humanos". As empresas investem fortunas em tecnologias de segurança de informações e protegem fisicamente seus sistemas, mas a maioria não possui métodos que protegem seus funcionários das armadilhas de engenharia social. A questão se torna mais séria quando usuários domésticos e que não trabalham com informática são envolvidos.

criadores de vírus geralmente usam e-mail para a propagação de suas criações. Na maioria dos casos, é necessário que o usuário que receber o e-mail execute o arquivo em anexo para que seu computador seja contaminado. O criador do vírus pensa então em uma maneira de fazer com que o usuário clique no anexo. Uma dos métodos mais usados é colocar um texto que desperte a curiosidade do internauta. Assim, o texto pode tratar de sexo, de amor, de notícias atuais, etc. Um dos exemplos mais clássicos é o vírus I Love You, que chegava ao e-mail das pessoas usando este mesmo nome. Ao receber a mensagem, muitos pensavam que tinham um(a) admirador(a) secreto(a) e na expectativa de descobrir quem era, clicavam no anexo e contaminam o computador. Repare que neste caso, o autor explorou um assunto que mexe com qualquer pessoa.

Exemplo 1: você recebe uma mensagem e-mail, onde o remetente é o gerente ou alguém em nome do departamento de suporte do seu banco. Na mensagem ele diz que o serviço de Internet Banking está apresentando algum problema e que tal problema pode ser corrigido se você executar o aplicativo que está anexado à mensagem. A execução deste aplicativo apresenta uma tela análoga àquela que você utiliza para ter acesso a conta bancária, aguardando que você digite sua senha. Na verdade, este aplicativo está preparado para furtar sua senha de acesso a conta bancária e enviá-la para o atacante.

Exemplo 2: você recebe uma mensagem de e-mail, dizendo que seu computador está infectado por um vírus. A mensagem sugere que você instale uma ferramenta disponível em um site da Internet, para eliminar o vírus de seu computador. A real função desta ferramenta não é eliminar um vírus, mas sim permitir que alguém tenha acesso ao seu computador e a todos os dados nele armazenados.
Nickguitar
Nickguitar
Admin
Admin

Mensagens : 43
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/03/2012
Localização : C:\\Windows\System32

https://scriptdefenders.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é Engenharia Social? Empty Re: O que é Engenharia Social?

Mensagem  Guichaguri Sáb Abr 21, 2012 12:30 am

Hoje em dia poucos ainda caem no golpe do email malicioso...

Isso devia se chamar de Trote de Email.

Eu só caí uma vez na minha vida, depois daquilo, nunca mais...
Guichaguri
Guichaguri
Membro
Membro

Mensagens : 22
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/04/2012
Localização : Na rua. Dá uma esmola aí ?!

Ir para o topo Ir para baixo

O que é Engenharia Social? Empty Re: O que é Engenharia Social?

Mensagem  M4K3R Sáb Abr 21, 2012 2:35 pm

Guichaguri escreveu:Hoje em dia poucos ainda caem no golpe do email malicioso...

Isso devia se chamar de Trote de Email.

Eu só caí uma vez na minha vida, depois daquilo, nunca mais...

Isso, mais asim cmg, eu nem cair, eu ia cair tlgd, mais ja tava ligado na dele, deste esse dia, nunca mais cair affraid
M4K3R
M4K3R
Membro de bronze
Membro de bronze

Mensagens : 52
Reputação : 3
Data de inscrição : 19/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O que é Engenharia Social? Empty Re: O que é Engenharia Social?

Mensagem  Nickguitar Sáb Abr 21, 2012 2:48 pm

Eu caí apenas uma vez, que foi até o Hifterbuk kkkkkkk

Depois disso, nunca mais..
Nickguitar
Nickguitar
Admin
Admin

Mensagens : 43
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/03/2012
Localização : C:\\Windows\System32

https://scriptdefenders.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é Engenharia Social? Empty Re: O que é Engenharia Social?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos